A Rede Globo fará a primeira novela Gospel! Isso mesmo. Numa coletiva de imprensa a autora Rosane Svartman falou sobre esse projeto, destacamos aqui alguns pontos principais:
“É interessante ver como isso [uma protagonista evangélica] chamou a atenção da mídia. É um ineditismo? Uma tendência? O que será que faz esse fato chamar a atenção?”. A autora também relembrou outras personagens religiosas como a “Eliza [de Totalmente Demais] e Paloma [de Bom Sucesso]. A Paloma falava com a santa na praça, se confessava, e não foi considerada uma novela religiosa”.
Ela ainda acrescentou: “99% dos brasileiros tem fé, e 90% tem religião, e não seria estranho que isso fosse uma característica dos personagens. A Sol vem de uma família aspiracional e não seria estranho que ela fosse evangélica. Apesar da religiosidade não ser um pilar da novela, ela é importante porque é um dado importante sobre os brasileiros. É dessa forma que ela aparece na novela, na construção do personagem”.
Rosane Svartman realizou pesquisas com o público de “Bom Sucesso” (2019). Num grupo de 10 pessoas, 04 a 06 diziam ser evangélicas e assim surgiu a ideia para o seu novo trabalho.
“Um autor de telenovela precisa ter sensibilidade de saber o que está latente na sociedade, o que as pessoas querem conversar. Há dois anos, quando fiz pesquisa de ‘Bom Sucesso’ vi que o público evangélico não estava afastado das novelas da Globo. Comecei a pensar nisso e nasceu a Sol. Foram pesquisas e entendimentos”.
PARTICIPAÇÃO DE CANTORES GOSPEL
A autora não descartou essa possiblidade, embora não tenha escrito nada nesse sentido.
“No cenário da igreja, que tem um coral, terá a música gospel presente. Ainda não convidamos nenhum artista para participar, pode ser interessante. A música permeia toda a novela, e em diversos estilos”.
A novela Vai na Fé ainda não tem data de estreia, mas conta com elenco de nomes: Sharon Menezes, José Loreto, Carolina Dieckman, Claudia Ohana, entre outros.