‘Esperança’ – a palavra do ano 2022 eleita pelos brasileiros
Uma pesquisa realizada com os brasileiros pela consultoria Cause do Instituto de Pesquisa Ideia, apresentou como resultado a palavra “ESPERANÇA” – a palavra campeã na preferência dos 23% dos entrevistados, em 2022.
Na segunda posição, empatadas, estão as palavras “decepção” e “dificuldade”, o percentual para cada foi de 4%.
“ A vitória da palavra ‘esperança’ aconteceu de maneira apertada, e isso ajuda a explicar a visão do brasileiro em relação ao ano que se encerra. A segunda colocada, ‘decepção’, termina de compor a foto desse período polarizado da história do Brasil. É incontestável: a divisão política chegou até na escolha da Palavra do Ano” disse Leandro Machado, Sócio da Cause.
Como aconteceu a pesquisa
Oito palavras que definiriam o ano de 2022 foram selecionadas pelos especialistas. Um total de 1.200 entrevistados foram ouvidos por telefone, em todas as regiões do Brasil, entre os dias 04 e 09 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre o resultado total da amostra.
“A escolha da palavra ‘esperança’ representa a confiança que o brasileiro recupera depois de dois anos de perdas significativas pela pandemia e após vivenciar uma eleição muito polarizada, mas também indica o ato de simplesmente esperar alguma coisa diferente no que está por vir” comentou Cila Schulman, Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa Ideia.
Palavras campeãs dos anos anteriores
2021- Vacina
2020- Luto
2019- Dificuldades
2018- Mudança
2017- Corrupção