A Congregação Cristã no Brasil é uma seita segundo a conclusão da Igreja Presbiteriana do Brasil. Durante um concílio ocorrido em Cuiabá, em Julho de 2022, esse é o posicionamento oficial da Instituição.
Igrejas como a Assembleia de Deus e Universal têm a mesma opinião.
Mas vamos lá! Pra começo de conversa o que significa Seita? Ouvimos essa palavra em alguns debates, porém o que quer dizer?
Uma maneira simples de explicar é a seguinte:
Quando uma pessoa ou um grupo de pessoas divergem do pensamento tradicional de uma estrutura dominante e organiza as ideias e pensamentos de uma forma diferente, a isso chamamos de Seita.
PASTOR AFIRMA QUE TESTEMUNHA DE JEOVÁ É A PIOR SEITA
De acordo com a Igreja Presbiteriana do Brasil, a CCB é uma seita porque houve uma alteração no estatuto da mesma. Antes o Estatuto registrara a Bíblia como “infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo”, mas depois da mudança a CCB declara que a Bíblia “contém” a Palavra de Deus.
Sobre esse assunto o Reverendo Augustus Nicodemus afirmou:
“Essa é a posição da Igreja Presbiteriana do Brasil desde 2022, ano passado, com a qual eu concordo inteiramente, uma vez que a CCB tem algumas práticas que são características de Seitas”.
O Reverendo que é um dos principais expoentes da Igreja Presbiteriana aqui no Brasil disse que a CCB tem compreensões equivocadas das Escrituras, além do Exclusivismo:
“Dá a entender que fora da CCB não há possibilidade de Salvação, e que a verdade só veio à Luz com a fundação da CCB pelo trabalho de Luigi Francescon.
O rótulo de Seita carrega uma ideia negativa e portanto um pisca vermelho emite uma mensagem de alerta!
Qualquer movimento que não aceita a Bíblia como a genuína Palavra de Deus e não reconhece a Jesus como nosso Salvador é considerado Seita.
Dedique-se a leitura e estudo das Escrituras para não ser enganado.