Nélida Piñon, escritora, era membra da Academia Brasileira de Letras da qual foi presidente, entre 1996 e 1997. Nasceu em 03 de Maio de 1937 e faleceu no dia 17 de dezembro de 2022. Escreveu Ensaios, Romances, Crônicas entre outros.
Durante os seus mais de 35 nos de obra literária recebeu várias premiações e sua obra foi traduzida para inúmeros países.
O testamento de Nélida Piñon surpreendeu: ela deixou quatro apartamentos no Rio de Janeiro, bem como os direito autorais para suas duas cachorrinhas – a pinscher Suzy, de 13 anos, e a chihuahua Pilara, de 03 anos. Após a morte dos dois animais, os imóveis poderão ser vendidos.
A linha de sucessão dos beneficiários [após a morte dos animais] inclui: Karla Vasconcelos, que foi a acompanhante e responsável pela escritora.
Nélida Piñon conseguiu se despedir dos animais enquanto estava no leito do hospital. Karla Vasconcelos disse foi uma “despedida linda”.
A decisão da escritora repercutiu na mídia, refletindo a surpresa das pessoas quanto a ordem de prioridade na vida de Nélida Piñon.